Faculdade Ideal FGV em Belém! Só no Ideal! O melhor Cursinho Pré-vestubular Unidade em Ananindeua- Pa Site em contrução
 
    Home
    Histórico
    Direção
    Infra-estrutura
    Ideal Jr.
    Ens. Fund. 2º Ciclo
    Ens. Médio
    3º ano e Convênio
    Ideal Militar
    Esportes
    Labie

    Laboratórios

    Núcleo de Artes
    Horários
    SOEP
    Downloads
    Contatos
    Aluno@Net
 
A Unidade Batista Campos foi a primeira a ser criada dentro do que hoje é conhecido como Grupo Educacional Ideal. O Curso Vestibular Ideal, como foi chamado na época, foi formado em 1977. Plantou-se ali uma semente que nunca mais parou de crescer.

No ano seguinte, as aulas eram ministradas nas dependências do Colégio Nossa Senhora de Nazaré, no turno da noite, e já no prédio do bairro de Batista Campos, com 6 turmas distribuídas em 3 turnos: 3 turmas de CE (Ciências Exatas), 2 de CB (Ciências Biológicas) e 1 turma de CH (Ciências Humanas).

Seus fundadores se convenceram da necessidade de ampliação do projeto inicial, voltado exclusivamente para a preparação ao vestibular. Criaram então o colégio Ideal, com a razão social “Grupo Educacional Ideal”, transferindo-se definitivamente para o prédio do bairro de Batista Campos onde, a partir dali, o espaço físico passou a ser ampliado gradativamente para abrigar as novas turmas que iam surgindo a cada ano. A finalidade de tudo isso tem sido, desde aquela época, uma só: implementar uma EDUCAÇÃO IDEAL onde o aluno é preparado não apenas para o vestibular, mas também para enfrentar os desafios que terá ao longo de toda a sua vida.

 DETALHES

A idéia de criar o Grupo Ideal se concretizou no dia 26 de fevereiro de 1978, durante uma festa de aniversário do professor Manoel Leite Carneiro, um dos sócios fundadores do empreendimento. A festa acontecia na casa do Dr. João Messias dos Santos, na rua dos Mundurucus, nº 1412, bairro de Batista Campos, em Belém (PA). Estava presente também o professor Messias Filho. À época, Manoel Leite e Messias Filhos faziam parte do Lions Clube de Belém e por isso freqüentemente promoviam reuniões no quintal da residência para arrecadar alimentos e roupas para doação. No mesmo local, após 7 dias, começavam as obras para a construção da primeira unidade do GRUPO EDUCACIONAL IDEAL, que teve como sócios fundadores: Antônio Carlos Trindade de Moraes, Manoel Leite Carneiro, João Messias dos Santos e João Messias dos Santos Filho (Em 1981, João Messias dos Santos solicita substituição de seu nome na sociedade pelo de Maria de Nazaré Câmara Cavalcante).

A residência, originalmente em estilo colonial, foi adaptada para permitir a construção de uma laje que recebeu as salas de aulas onde passaria a funcionar as turmas pré-vestibulares.

O CENTRO DE ENSINO TÉCNICO IDEAL começou a funcionar em 1980 com sede na Rua dos Mundurucus, nº 1412, bairro de Batista Campos, em Belém (PA), tendo como entidade mantenedora o Grupo Educacional Ideal.

A Resolução nº 15/80 autorizou o funcionamento das 3 séries do 2º Grau (atual Ensino Médio), com 3 habilitações: Assistente em Administração, Técnico em Laboratórios Médicos, e Técnico em Edificações. Em 1981, através da resolução nº 15/81 foi autorizado o funcionamento das séries 5ª, 6ª, 7ª e 8ª do 1º Grau (atual Ensino Fundamental). No mesmo ano, através da Resolução nº 060/81 o Centro de Ensino Técnico Ideal se completa, com a autorização do funcionamento do Pré-Escolar e das 4 primeiras séries do 1º Grau.

Em 1983, a Resolução nº 191/83 do Conselho Estadual de Educação autorizou a implantação do curso de Educação Geral no 2º grau, com 3 opções de áreas: CB, CE e CH, e duração de 3 anos. Com isso, os antigos cursos de 2º grau foram abolidos.

HOJE, o antigo prédio da Rua dos Mundurucus (Bairro de Batista Campos) ganhou novas instalações onde funcionam turmas regulares da 5ª série do Ensino Fundamental até o Convênio, sendo o Ensino Médio ofertado nas áreas CB, CE, CH, e LA (Letras e Artes). Ligadas à Unidade Batista Campos estão ainda as Turmas Militares e o Ideal Jr (Pré-escolar à 4ª série) que funcionam respectivamente na avenida Serzedelo Corrêa e na Conselheiro Furtado.

____________________________________________________________________